segunda-feira, 22 de abril de 2013

Apresentação

     Olá, bom, esse é o primeiro dia de meu Blog, quero através deste meio, compartilhar a minha paixão com todos, passando receitas, comentando algumas técnicas, indicando e comentando alguns livros e filmes relacionados a este meio simplesmente mágico e encantador.
    Bem, como o nome já fala, meu nome é Rodrigo Caramori, tenho 24 anos e estou cursando faculdade de gastronomia. Um pouquinho velho?? Eu acho que sim, mas infelizmente demorei a aceitar que eu deveria fazer este curso, devido a um certo pré-conceito que ainda há na sociedade de que cozinha é coisa de mulher e a falta de valor pela qual os profissionais desta área passam.
   Antes de começar gastronomia, comecei a cursar engenharia mecatrônica, curso que fiz por quase um ano, mas não me identifiquei. Depois de alguns meses comecei a pensar em fazer gastronomia, então, para me ajudar na decisão, meu irmão me conseguiu um "estágio" em um restaurante em Barueri-SP, que trabalhava com buffet, ilha de massas e rodizio de pizzas e em um ambiente separado trabalhava como Hamburgueria e A La Carte. Infelizmente hoje eles estão somente como hamburgueria e digo infelizmente, pois era um excelente restaurante, mas.... ainda a a Hamburgueria que também é ótima. 
   Foi nesta casa que me apaixonei de vez pelo mundo gastronômico, eu teria que trabalhar somente seis horas e com ajuda de custos somente para pagar o transporte para o trabalho, mas o prazer em estar em meio a pessoas tão bacanas, a um ambiente, que para mim, é extremamente aconchegante eu sempre acabava ficando por pelo menos DEZ horas todos os dias, pois para mim não era trabalho, era aprendizado. 
   Acabei ficando somente por três meses, quando meu pai montou um comércio e tive que ir ajudá-lo, mas assim que abriram as inscrições para o vestibular de gastronomia no final de 2008, prestei e comecei a cursar gastronomia pela primeira vez. Mas devido a problemas de saúde na família, tive que trancar o curso, para novamente ajudar meu pai.
   Passou-se um tempo, e eu voltei a fazer faculdade, mas não de gastronomia, novamente pelos pré-conceitos, de que cursar gastronomia não era necessário, pois meus pais queriam montar algo para mim no ramo de alimentação, mas que para isso eu não precisaria de um curso de gastronomia. Bem, lá fui eu novamente para outra área e comecei a cursar direito, mas... não fiquei nem três meses no curso.
   Depois desta nova experiência finalmente decidi que independentemente do que me falassem, quando eu fosse voltar a faculdade, seria para fazer a minha paixão GASTRONOMIA.
    Muitas coisas aconteceram neste meio tempo, entre elas a minha ida para a Itália, para conseguir a minha sonhada cidadania italiana, onde me apaixonei ainda mais por esta área. 
    Bem, quando falamos em Itália, estamos falando de uma gastronomia rica em sabores e qualidade, que infelizmente no Brasil, ela acaba sendo feita, na maioria das vezes, de uma forma muito diferente do que se é oferecido na Itália, mesmo que os custos para serem feitos iguais não sejam tão diferentes e/ou que haja a disponibilidade dos ingredientes para tal.
   Neste momento algumas pessoas irão se perguntar: "Mas cozinha, não é alquimia??". E a resposta é SIM, é alquimia, e criar algo novo, usar uma mistura de temperos próprios, criando sua própria identidade...
   Porém vou terminar a  minha história rapidamente e em seguida tornarei a este assunto.
   Finalmente em meados do ano de 2012, tive a oportunidade de voltar a cursar gastronomia e desta vez vou até o fim.
   Mas bem, voltando ao mérito da criação, como disse, cozinha é sim alquimia, mas como diz meu professor de Cozinha Fria ou Garde Manger (tradução livre é Guarda alimentos, devido à primeira função dos profissionais desta área), Chef Sérgio Leite, para que possamos modificar alguma receita, temos que conhecer a sua origem, se há algum motivo específico para determinada receita levar certos ingredientes e empregar certas tecnicas.
    Tendo esse conhecimento, saberemos o quanto temos de espaço para modificar e ainda assim chamar pelo mesmo nome uma preparação e/ou criar uma receita na mesma categoria.

    Bom, muito obrigado a quem teve paciência para a minha "breve" história e espero de coração que todos os que acessarem este bolg gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário