terça-feira, 23 de abril de 2013

Queijo mascarpone

________________________________________
     Olá, hoje vou falar um pouco mais sobre um dos nossos principais ingredientes para a confecção do tiramisù, o queijo mascarpone.
       Este queijo, que por muitos especialistas não é considerado um queijo, possuí textura cremosa e lisa e coloração beje claro. Feito a partir do creme de leite, ele é extremamente gorduroso, consequentemente MUITO calórico, contendo em 100 g de queijo uma média de 433,33 calórias.
       Um de seus usas mais conhecidos é na confecção do tiramisù, mas sua utilização varia de acordo com a criatividade do cozinheiro, podendo ser utilizado em pratos salgados, com frutas etc.
      Ao que consta, se originou por volta do final do século XVI ou começo do XVII, na região da Lombardia, a sudoeste de Milão, entre as cidades de Abbiategrasso e de Lodi. Acreditasse que a palavra mascarpone deriva da palavra mascarpone deriva de "mascherpa", que em dialeto Lombarda significa Flor de leite ou creme de leite. Inicialmente era feito somente no inverno e para consumo imediato e tradicionalmente as vacas são alimentadas com uma ração a base de flores e ervas, o que resulta em um produto com um sabor mais suave.
      Para se fazer o queijo mascarpone, é necessário um creme de leite fresco com teor de gordura entre 20% e 35% e ácido cítrico em uma proporção de 5% de ácido para a quantia total de creme de leite.
      O processo é simples, porém demorado. Para se obter mascarpone, deve-se aquecer o creme de leite até 90ºC, preferencialmente em banho maria e sempre mexendo, ao atingir a temperatura certa, adiciona-se o ácido cítrico aos poucos e sempre agitando. Após ter misturado todo o ácido, retire cuidado cuidado do recipiente  e coloque sobre um estrado de tela fina, coador ou em um saco de morim (em casa pode ser usada uma peneira forrada com um pano de algodão) e deixar escorrer por 24 horas sob refrigeração de 12ºC à 14ºC. Após dessorado obtém-se um creme liso e delicado que é o produto final, ou seja, o queijo mascarpone. Após proto, o creme deve ser armazenado em um pote e muito bem fechado sob refrigeração e deve ser consumido em no máximo uma semana.
  O rendimento é de 45% a 50% sobre o peso inicial do creme de leite
  


     Bom, para hoje uma publicação um pouco mais curta, mas espero que gostem!




________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário